"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quarta-feira, 5 de abril de 2017

SINTE/SC: O descaso da Secretaria de Educação com os Trabalhadores em Educação

Depois de um mês que o SINTE/SC protocolou ofício, exigindo uma audiência com o secretário de Educação, a entidade que representa os trabalhadores na educação pública do Estado recebe resposta. A audiência está agendada para dia 06/04, às 16 horas.
Enquanto o governo não respondia ao SINTE/SC, os trabalhadores já desenvolveram e já encaminharam várias ações em relação à pauta. Os ataques continuam a nível federal, por conta do ajuste fiscal imposto pelo governo golpista, que, entre outras, recentemente, aprovou o projeto da terceirização de 1998, que estava engavetado, e que vai precarizar ainda mais o trabalho no Brasil, incluindo o serviço público e continua em tramitação as reformas da previdência e trabalhista. Aqui no Estado, os ataques só intensificaram, tanto que alguns pontos das mudanças que querem fazer na previdência já foi implementado pelo governo farsante do Colombo, que já criou a previdência complementar, aumentou a alíquota de descontos do servidor e implementou novas regras de pensão, mesmo com protestos  de todos os servidores públicos estaduais civis e militares.  Mas os deputados estaduais, capachos do governo na ALESC, não vacilaram e aprovaram essas mudanças, que, com certeza, vão cobrar a fatura do governo do Estado em subvenções sociais, etc.
O reajuste do Piso nacional nunca foi implementado na carreira dos profissionais da Educação do Estado. O governo sempre negou esse valor do reajuste, que deveria ter sido aplicado em janeiro de 2017, que é de 7,64%, mas a lei 668/15, tem uma previsão de apenas 2,5% em maio e 2,5% em novembro, que não contempla a reivindicação da categoria, e não recupera nem as perdas inflacionárias do período. Sem contar que não fez o reajuste em 2015, e aplicou apenas 5% em 2016. Por isso, umas das reivindicações mais presentes na pauta do SINTE/SC é a recuperação das perdas dos últimos anos.
O governo sempre vem com a desculpa que não tem dinheiro, mas os números do próprio governo aponta que, nos últimos anos, deixou de aplicar 6 bilhões de reais na educação, e, todos os anos, a Secretaria de Educação nunca aplica o valor orçado, sempre aplicando abaixo, contingenciando e fazendo economia, para que o governo Colombo possa aplicar no mercado financeiro, pagando juros da dívida, e dando incentivos fiscais aos amiguinhos que ajudam financiar suas campanhas eleitorais.
A categoria vem sendo atacada, a todo instante, pelo governo, que quer apenas reduzir gastos, negligenciando os direitos da população de uma melhor educação e uma qualidade de vida aos seus servidores. Não é apenas a questão salarial, mas ataca vários direitos que levam os trabalhadores fazer a briga na Justiça. Nem mesmo aquilo que acertou em mesa de negociação, após a greve, é capaz de cumprir, que é o abono e anistia das faltas de greves, paralisações, mobilizações a partir de 2012, que impediu milhares trabalhadores de usufruírem de sua licença prêmio, terem seu triênio implantado e progressão garantida.
Esse é o clima com que o SINTE/SC vai para mais uma audiência. O compromisso com a categoria não muda. A exigência dos pontos reivindicados está na ordem do dia, e a mobilização às lutas gerais continuam. Dia 28 de abril é GREVE GERAL DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL, e os trabalhadores em educação estão juntos e dispostos a lutar para garantir seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário