"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



segunda-feira, 10 de abril de 2017

Protestos impedem a realização de Fórum sobre Reforma Trabalhista

(Marcelo Espinoza - Foto: Fábio Queiroz/Agência AL)

Público formado por representantes de centrais sindicais e sindicatos dos trabalhadores protestou contra ausência de representantes no Fórum

Em virtude dos protestos do público que ocupava a galeria do Plenário Deputado Osni Régis, a Comissão Especial da Reforma Trabalhista da Câmara dos Deputados cancelou o Fórum Estadual sobre o Projeto de Lei (PL) 6.787/2016, que seria realizado na tarde desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A mesa de autoridades para o evento chegou a ser formada, mas vaias, gritos, palavras de ordem e apitos impediram que o coordenador do fórum, o deputado Celso Maldaner (PMDB/SC), iniciasse os trabalhos.
O evento foi convocado pela comissão que analisa a proposta de Reforma Trabalhista em tramitação na Câmara dos Deputados. O objetivo, conforme Maldaner, era ouvir as sugestões e críticas dos catarinenses ao projeto. O relator da reforma, deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), deve apresentar seu parecer ainda nesta semana.
O público que acompanhava o fórum era formado por membros de centrais sindicais e sindicatos trabalhistas. Assim que a mesa começou a ser formada, tiveram início os protestos. Maldaner ainda aguardou por alguns minutos, mas, por causa do barulho intenso dentro do plenário, desculpou-se com as autoridades presentes e cancelou o evento.
Os responsáveis pelos protestos justificaram a atitude pela ausência de representantes dos trabalhadores na mesa de autoridades. Participavam da mesa membros da Justiça do Trabalho, Defensoria Pública Estadual e de entidades patronais como Fiesc, Fecomercio, Facisc, Faesc e Fetrancesc, além da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e do deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP).
FOTOS: Confira imagens do protesto durante o fórum sobre a reforma trabalhista
“Lamento a falta de respeito de quem não quer debater esse assunto importante para os trabalhadores. Uma proposta que vai modernizar a legislação trabalhista, sem mexer em direitos trabalhistas, porque não está mexendo na Constituição Federal, e ainda valoriza os sindicatos ”, disse o deputado. “Infelizmente, nós queríamos levar as sugestões de Santa Catarina, mas parece que não há interesse e possibilidade de diálogo.”
“Essa mobilização é uma resposta a essa reforma e ao fato de que não temos nenhum representante da classe trabalhadora, dos assalariados brasileiros, nessa audiência”, explicou Altamiro Perdona, da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST). Já Celso Maldaner afirmou que os trabalhadores estavam representados na mesa pela Justiça do Trabalho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário