"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quinta-feira, 20 de abril de 2017

Deputados voltam a se manifestar sobre citação de Colombo na lista de Fachin

(Texto: Alexandre Back – Foto: Vitor Shimomura/Agência AL)

Pela segunda vez na semana, deputados subiram à tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a citação do governador Raimundo Colombo nas delações realizadas por executivos da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava-Jato.
Na manhã desta quinta-feira (20), Dirceu Dresch (PT) afirmou que, apesar da onda de ‘denuncismo’ que toma o país, o caso merece ser mais investigado, já que envolve dados concretos, como a menção à privatização da Casan.
O passo inicial para isso, segundo o deputado, teria até mesmo sido dado, com o envio pelo governador, no ano de 2009, de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visando a negociação de 49% das ações da empresa de saneamento, que acabou sendo aprovada. “Há a necessidade de explicações mais claras, já que a delação não tem por base insinuações, mas fatos concretos, como a realização de reuniões e conversas, tudo com muitos detalhes, onde se afirma que houve alguém que foi buscar dinheiro. De fato houve uma grande manobra e o que denuncia é que no meio disto tudo está a Casan.”
Segundo o parlamentar, há a suspeita inclusive de que as negociações em torno da Casan só não tenham ido à frente devido ao início das investigações da Odebrecht pela Polícia Federal. Em outro ponto, ele afirmou esperar que o Judiciário dê sequência ao caso, tendo em vista os possíveis reflexos eleitorais no estado decorrentes dos repasses da Odebrecht. “É preciso que seja esclarecido se esta ajuda financeira se concretizou, pois ela pode ter influenciado inclusive as eleições de 2014. Vamos ficar acompanhando de perto esse fato, e que o Judiciário cumpra sua função.”
Ismael dos Santos (PSD) argumentou que Colombo não integra a lista de políticos submetidos a inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) e que espera que todos as dúvidas referentes à questão sejam esclarecidas e arquivadas.
Em resposta, Dresch afirmou que Colombo não tem foro no STF e que, por isso, o ministro Edson Fachin elaborou uma petição para que o caso seja analisado em outras instâncias da Justiça.
Maurício Eskudlark (PR) afirmou que, pela sua complexidade, o caso deve ser abordado pelos deputados acima das divisões partidárias e que a sociedade catarinense precisa de mais esclarecimentos por parte do governo.

Mudança na educação noturna
Ainda em seu pronunciamento, Dresch comentou a determinação da Secretaria Estadual de Educação para que as aulas do ensino médio noturno comecem meia hora mais cedo, às 18h30. 
Segundo o parlamentar, a decisão foi tomada unilateralmente pelo órgão e não levou em conta os impactos decorrentes. “Esta medida não foi dialogada com a sociedade, nem com educadores e nem com o corpo estudantil e vai mexer com a vida de muita gente no estado, principalmente com os estudantes que trabalham.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário