"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Bancada Feminina participa do Congresso Internacional Mundos de Mulheres

(Texto: Tatiani Magalhães – Fotos: Karina Ferreira/Agência AL)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, representada pela Banca Feminina, está participando do 13º Congresso Internacional Mundos de Mulheres, que acontece conjuntamente com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 (FG) até o dia 4 de agosto, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Considerado um encontro interdisciplinar sobre as mulheres, este ano o evento conta com a participação de aproximadamente 8,5 mil participantes de diferentes nacionalidades e terá como temática “Transformações, Conexões, Deslocamentos”.
De acordo com os organizadores, o encontro é realizado a cada três anos e reúne mulheres de todas as partes do mundo, tanto da academia como do ativismo. Movimentando diversos setores do feminismo, o evento promove a troca de ideias, que favorece a conquista de espaços femininos. Na luta feminista e cotidiana, repleta de desafios, os idealizadores do evento defendem que o encontro é uma maneira de atualizar as discussões e promover a troca de experiência. Realizado pela primeira vez América Latina, o congresso já passou por Israel, Holanda, Irlanda, Estados Unidos, Costa Rica, Austrália, Noruega, Uganda, Coréia, Espanha, Canadá e Índia.
Integrante do fórum “Mulheres e atuação nos Poderes Legislativos, a deputada Luciane Carminatti (PT) falou sobre a relevância do tema levando em consideração as contribuições que o debate vai acrescentar na atuação das mulheres na política. “O debate serve para compor uma carta de proposições sugeridas pelas mulheres, onde as participantes têm a oportunidade de expor suas intenções”, informou. Segundo ela, a solicitação de mais mulheres na política, o combate à violência doméstica, a organização de conselhos e a emancipação das mulheres estão entre as proposições apresentadas.
Já a deputada Ana Paula Lima (PT) participou da Tenda da Saúde, com o debate “Violência obstétrica e suas conseqüências na vida das mulheres”. Segundo a parlamentar, o debate em torno do tema já promoveu muitos avanços como a classificação de Santa Catarina como primeiro estado a constituir uma legislação voltada para o combate à violência domestica. “A lei vem para o debate na forma de conscientizar muitas mulheres de todos os países sobre o que é violência obstétrica. Buscamos dar visibilidade a esse problema na tentativa de acabar com esse tipo de violência”, frisou. 
As parlamentares também participarão da Marcha Mundos de Mulheres por Direitos, que acontece no dia 2 de agosto, com concentração a partir das 16h, no Terminal Central (Ticen) de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário