23 dirigentes sindicais dos três estados do Sul estão presentes na sede da Escola Sul Sindical, para realização do primeiro módulo da Formação de Dirigentes Antes, Agora e Amanhã.
(Texto e fotos: Escola Sindical Sul/CUT-SC)
Começaram nessa segunda-feira (23) as aulas do primeiro módulo do Programa de Formação de Dirigentes Antes, Agora e Amanhã (FDA) com o tema “Sindicalismo e trabalho”. O curso, promovido pela Secretaria Nacional de Formação da CUT e a Escola Sindical Sul, em parceria com a Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE, conta com a participação de 23 dirigentes sindicais dos três estados do Sul. As aulas do módulo 1 seguem até esta sexta-feira (27)
De acordo com Mário Alberto Dal Zot, participante do curso e presidente do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, “em um momento de ataques à classe trabalhadora e à sua dignidade, nada mais oportuno que um curso que possibilita trocar experiências e aprofundar os conhecimentos sobre as bases da sociedade capitalista que cria esse tipo de condição”.
O curso, que é presencial e com a carga horária de 368 horas, busca compreender o capitalismo como estrutura de classe que oprime o trabalhador; as relações de trabalho e funcionamento da sociedade a partir de uma visão marxista; aprofundar o debate sobre as contradições do capitalismo, geração e distribuição da riqueza, entendendo a etapa de acumulação de capital que estamos hoje, considerando as desigualdades nas relações de trabalho, sempre a partir da perspectiva da história da classe trabalhadora como resultado da ação dos sujeitos históricos.
Com estas referências, os e as participantes se apropriarão de temas relativos à agenda da CUT nos âmbitos nacional e internacional, bem como às questões regionais, dando-lhes condições de desenvolver ações organizativas a partir dos seus locais de trabalho, que levarão ao fortalecimento da ação política e sindical nas regiões em que o curso será desenvolvido.
Para a presidenta do Sindicato dos Municipais de São José, Jumeri Zanetti, que também está participando da formação, “Na atual conjuntura, na qual a mídia e as redes sociais formam a opinião da classe trabalhadora, é fundamental para o dirigente sindical participar de uma formação que analise profundamente o valor do trabalho, a situação econômica e social do nosso país, sem perder de vista que a realidade vivida é resultado do sistema capitalista”.
O curso possui oito módulos, distribuídos entre 2017 e 2019, com sua certificação programada para o 13º Congresso da CUT. A certificação será em nível de pós-graduação/especialização, dependendo da escolarização do dirigente inscrito.
Pedro Goettems, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escola do RS, destaca que o curso “tem como um dos objetivos fortalecer e embasar com teorias os dirigentes da Central e com isso fortalecer a ação sindical, tornando a experiência formativa fascinante”.
Este Programa, partindo dos acúmulos trazidos pelos participantes (o “antes”), para refletir teórica e metodologicamente sobre a atual conjuntura (o “agora”), terá como resultado uma melhor formulação e ação estratégica no âmbito da CUT e de suas entidades filiadas nas incessantes lutas pela garantia de direitos da classe trabalhadora, construindo o futuro com dignidade (o “amanhã”).
Confira todos os módulos da formação:
Módulo 1: Características do Capitalismo - 23 a 17/10/2017
Módulo 2: O Estado Brasileiro - 04 a 08/12/2017
Módulo 3: Formação da Classe Trabalhadora - 19 a 23/03/2018
Módulo 4: História do Movimento Sindical - 21 a 25/05/ 2018
Módulo 5: Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho - 06 a 10/08/2018
Módulo 6: Comunicação, Cultura e Ideologia - 19 a 23/11/2018
Módulo 7: A História da CUT: movimento de luta e resistência – 25/02 a 01/03/2019
Módulo 8: Desafios do Movimento Sindical - 25 a 29/03/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário