"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Caravana do SINTE percorre Chapecó e entrega ofício na GERED: Não ao Reordenamento!

A caravana do SINTE/SC percorreu hoje (05/10) várias escolas em Chapecó, entre elas, as Escolas de Educação Básica Zelia Scharf, Geni Comel, Irene Stonoga, Pedro Maciel, São Francisco, Tancredo Neves, Marechal Borbba, Nelson Horostecki, Lara Ribas e Ernesto Bertaso. O objetivo da atividade foi mobilizar e conscientizar a categoria quanto aos diversos ataques que vem sofrendo a educação catarinense, ressaltando a necessidade da unificação e da luta.
O ponto de maior questionamento foi a Distribuição de Aulas para 2018/Reordenamento, que está causando preocupações e angustiando os professores e professoras efetivos, que não sabem o que será de sua vida funcional, com a orientação emitida pela SED. Os professores também foram chamados para participar do grande Ato Estadual, no próximo dia 10/10, na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis, contra a Orientação da SED do Reordenamento.
Após as visitas nas escolas, a Executiva Estadual, a Coordenação Regional e professores foram até a GERED, quando entregaram ofício com posicionamento contrário à orientação e solicitando a Gerente que não faça o processo de distribuição, pois não há acordo com a categoria do magistério. Em anexo, o SINTE entregou ofício protocolado na SED, onde solicita outra audiência para tratar do assunto.
No início da noite, foi aberto o Ato Macrorregional do SINTE, em Chapecó. Em pauta, Reordenamento das Aulas, Reforma do Ensino Médio, Lei da Mordaça, Violência nas Escolas, entre outros. O professor Willian Simões, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó, falou sobre a Reforma do Ensino Médio. A professora Marlene De Faveri, da UFSC, abordou o tema “Projeto Escola Sem Partido” (Lei da Mordaça). O Seminário, que reúne lideranças, trabalhadores e trabalhadoras em educação da Macrorregional Oeste do SINTE/SC, acontece no auditório (superlotado) do antigo prédio do Colégio Bom Pastor, no centro de Chapecó.

Leia os ofícios entregues na GERED de Chapecó:

Of. Expedido nº 200/2017                                                      Chapecó, 05 de outubro de 2017

Exma. Sra.

Maria de Lurdes Seben

Gerente Regional Chapecó

Nesta

Sra. Gerente;

Por deliberação da reunião da Executiva com as Coordenações Regionais, foi definido que seria realizado no dia de hoje, 05/10, atos em todas às GEREDs regionais do estado, com objetivo de sensibilizar as Gerencias para que interfiram junto a SED e não realizem a Distribuição de Aulas/Reordenamento para 2018, conforme estabelecido pela Secretaria de Educação.
Tal documento não atende as reivindicações da categoria, ao contrário, pode acarretar em grandes prejuízos a vida funcional dos/as trabalhadores/as. Sendo assim, o SINTE/SC não concorda com as orientações contidas no Ofício Circular DIGP 0316/2017, pelos motivos apresentados no ofício em anexo, o qual encaminhamos a SED solicitando outra audiência.
Desde ontem, 04/10, uma caravana com a Direção Executiva da entidade, está percorrendo as escolas da Região Oeste, e não há dúvidas da preocupação da categoria, bem como, de que não aceitarão calados mais esta arbitrariedade do Governo contra a vida funcional do magistério. Salientamos que no próximo dia 10/10, haverá um grande Ato Estadual em Florianópolis, com o objetivo de barrar tais medidas autoritárias.
Na mesma linha de mobilizações a Macrorregional Oeste, representada pelo SINTE Chapecó, vai sediar um Seminário que irá debater com os/as professores/as sobre o Reordenamento, Reforma do Ensino Médio, Lei da Mordaça, Violência nas Escolas entre outros, também hoje, 05/10, às 19 horas, no Auditório da antiga Escola Bom Pastor. Vale ressaltar que o mesmo seminário acontecerá em mais cinco macrorregionais.
Diante disso, além de comunicar sobre as manifestações que estão ocorrendo pelo estado com grande adesão da categoria, solicitamos que esta Gerência escute os professores e não realize a distribuição de aulas para 2018 nos moldes da SED.

Certos de contarmos com Vossa atenção; subscrevemo-nos

Atenciosamente,



Of. Expedido nº 196/2017                                                        Florianópolis, 29 de setembro de 2017

Exmo. Sr.

Eduardo Deschamps

Secretário de Estado de Educação

Nesta

Sr. Secretário;

Em reunião realizada no dia 25/09/2017, com o Diretor de Gestão de pessoas e sua assessoria, apresentamos diversas solicitações para modificar a orientação sobre a escolha das aulas, como forma de minimizar os problemas e transtornos verificados na organização das escolas.
O Diretor se comprometeu a analisar as solicitações e encaminhar novas orientações durante a semana, mas verificamos que além de não atender as solicitações, alguns pontos foram alterados de forma a prejudicar ainda mais os professores.
Desta forma, vimos por meio deste informar que o SINTE/SC não concorda com as orientações técnicas sobre a distribuição de aulas de professores efetivos para o ano letivo de 2018, contidas no Ofício Circular DIGP 0316/2017, visto que não contempla as reivindicações do sindicato, principalmente em relação:
1 – A escolha das aulas deve ser de acordo com a habilitação dos professores, e não da disciplina em que foi nomeado no concurso;
2 – Os professores não poderão ter sua alteração temporária sem data fim encerrada sem que os requisitos expressos na legislação sejam observados, e não podem ser obrigados a encerrar sua alteração de carga horária e realizar nova escolha de aulas;
3 – Caso não tenha aulas excedentes na escola, o professor deve fazer alteração em vagas vinculadas, sem a necessidade prévia de diminuição de carga horária e com data fim prevista para a data de retorno do professor titular da vaga;
4 – Os professores readaptados deverão realizar a escolha das aulas na escola de sua lotação, pois as mesmas devem estar garantidas quando do encerramento da readaptação;
5 – Aos professores que realizaram remoção na disciplina de habilitação, deve ser garantida a escolha destas aulas, na escola para a qual se removeu;
Diante disso, solicitamos o agendamento de uma audiência para a tarde da próxima segunda, dia 02/10/2017, para que possamos tratar destas e demais questões relativas as orientações técnicas para a distribuição de aulas aos professores efetivos para o ano letivo de 2018.

Certos de contarmos com Vossa atenção; subscrevemo-nos

Atenciosamente,

Aldoir José Kraemer
Coordenador Estadual

Sandro Luiz Cifuentes
Secretário Geral
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário