Centenas de lideranças reuniram-se no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, durante toda a manhã de hoje, quando participaram da Conferência Regional Popular de Educação. A Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT-SC, Elivane Secchi, também Coordenadora Regional do SINTE de Palmitos, falou, em nome da CUT-SC, destacando a importância do evento, diante da atual e séria conjuntura nacional, quando as políticas públicas não mais recebem apoio do governo federal. O objetivo da Conferência é organizar e manter a mobilização popular em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-2024), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, bem como promover o monitoramento dos planos estaduais e municipais de educação.
Durante o evento, hoje pela manhã, na UFFS/Chapecó, foi ressaltado que o Fórum Nacional de Educação (FNE) vem marcando sua postura intransigente em defesa da Educação Pública, da Democracia e do Estado de Direito, sem a qual os direitos sociais estão em risco. Para o FNE, não há direitos sociais sem democracia, tampouco democracia sem a ampliação de direitos sociais, especialmente educacionais. Dessa forma, a consagração dos direitos sociais demanda o respeito incondicional ao Estado Democrático de Direito e às regras do jogo democrático.
Ao todo, em Santa Catarina, serão realizadas 12 Conferências Regionais preparatórias da Conferência Estadual Popular de Educação de Santa Catarina-CONAPE SC, que ocorre em 10 de março de 2018. No evento estadual, Elivane Secchi será delegada da CUT-SC, pela região oeste. Os resultados desta etapa da CONAPE subsidiarão os trabalhos da Conferência Nacional Popular de Educação nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário