"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



terça-feira, 12 de junho de 2018

CNTE no combate ao trabalho infantil

A campanha do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil - 12 de Junho - de 2018 tem como tema: "Não proteger a criança é condenar o futuro". No Brasil, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos são trabalhadoras, saiba mais: https://goo.gl/hGQMC9
Combater o trabalho de crianças e adolescentes é um dos compromissos da CNTE, que participa da Comissão Nacional e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que todos os anos promovem ações de conscientização nessa data.
As piores formas estão listadas no Decreto 6.481/2008, que implementa no Brasil a Convenção 182 da OIT. Entre as piores formas estão atividades na agricultura, o trabalho doméstico, o trabalho informal urbano, o trabalho no tráfico de drogas e a exploração sexual. Todas comprometem o direito à vida, à saúde, à educação e o pleno desenvolvimento físico, psicológico, social e moral de crianças e adolescentes.

Acidentes e Mortes
De acordo com o SINAN do Ministério da Saúde, 236 crianças e adolescentes morreram enquanto trabalhavam em atividades perigosas entre 2007 e 2017. No mesmo período, 40 mil sofreram acidentes ou adoeceram, dos quais 24.654 foram acidentes graves, como fraturas e amputações de membros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário