"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Educação, previdência e impeachment do governador são temas da sessão

(Texto: Lisandrea Costa - Fotos: Luis Debiasi/Agência AL)

O deputado Dirceu Dresch (PT) abriu os pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária desta quinta-feira (27), elogiando a mobilização crescente dos estudantes catarinenses, que “a exemplo do movimento que ocorre em outros estados, estão ocupando escolas em protesto às medidas de redução dos investimentos sociais e em educação, impostas pelo governo Temer”. Para Dresch, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, na Câmara dos Deputados, a educação, que vinha passando por uma revolução no Brasil, vai retroceder 150 anos.
No contraponto, o deputado Silvio Dreveck (PP) defendeu a PEC 241 como instrumento fundamental para fazer as reformas necessárias no país. Disse que a iniciativa dos estudantes “de impedir a atividade nas escolas é incompreensível” e que a emenda constitucional aprovada na Câmara dos Deputados apenas restringe os gastos. “Quando os gastos públicos são muitos elevados, sobem a inflação e os juros, o que acaba respingando na população. Mantendo o ritmo dos gastos públicos acima da arrecadação, a situação de desemprego vai se agravar”, alertou.
Os dois deputados concordaram que só o controle do teto dos gastos é insuficiente para que o Brasil volte a crescer e tenha uma situação melhor na economia. Em aparte, Dresch disse que o Brasil gasta 46% do que arrecada para pagar dívidas e emendou que “para se tornar uma grande nação o Brasil tem que investir na educação”. Dreveck focou na reforma previdenciária, que considera indispensável. “Santa Catarina deu um passo importante para o futuro ao fazer a sua reforma previdenciária, e outros estados agora precisarão fazer isso”, frisou. Altair Silva (PP) se somou ao colega. “O Brasil precisa enfrentar a questão da previdência, corrigindo as superaposentadorias e as aposentadorias precoces. Enquanto o agricultor trabalha de sol a sol, temos categorias que se aposentam antes dos 50 anos com salário vitalício. Precisamos fazer uma reforma previdenciária que dê justiça a todos os brasileiros”, defendeu.

Impeachment de Colombo
O pedido de impeachment do governador Raimundo Colombo, protocolado na Assembleia Legislativa na quarta-feira (26), pelo Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, foi outro assunto levado à tribuna por Dirceu Dresch. De acordo com o deputado, ao destinar mais de R$ 600 milhões da Celesc para o Fundosocial, “o governo saqueou os 25% correspondentes ao percentual dos municípios, conforme apontou o relatório do Tribunal de Contas do Estado”. Ele espera que o presidente Merisio trate esse processo constitucionalmente. “Uma decisão do STF [Supremo Tribunal Federal] já determinou que um pedido de impeachment encaminhado pela sociedade, seja na Câmara dos Deputados ou nas assembleias, deve receber os devidos encaminhamentos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário