"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

SINTE/SC: Aprovadas Emendas ao PLC 024 que abonam faltas do magistério

Desde o anúncio do PLC 024, que alteraria pontos da Lei 668/15, do Plano de Carreira do Magistério, as lideranças da Executiva Estadual vinham trabalhando e articulando politicamente, juntos aos/às deputados/as, a inclusão de importantes emendas à categoria. Desde ontem, 19, Executiva e dirigentes regionais de várias partes do Estado se mantinham em vigília na ALESC, como forma de pressionar e dizer aos deputados que o magistério iria lutar, até o final, por suas propostas. Na terça, o PLC foi retirado da pauta das Comissões, e não foi ao plenário. Mesmo assim, as lideranças do SINTE/SC permaneceram na Casa, quando puderam ver a aprovação do projeto que extinguiu a aposentadoria de ex-governadores, uma vergonha para Santa Catarona. que agora acabou.
Hoje pela manhã, 20, tivemos importante vitória, com a aprovação da maioria das emendas, pela Comissão de Finanças e Tributação. Contudo, após votação de outros projetos, no plenário, ainda faltava a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça -, que já havia votado contra as emendas, na úlitma reunião. Com uma clássica manobra política, os deputados saíram do plenário, e, ao invés de se dirigirem à sala das Comissões, onde já estavam a postos as lideranças sindicais, com faixas e cartazes, foram à sala da presidência da Casa, e votaram secretamente, por assinatura, pela reprovação das emendas. Vale ressaltar que a deputada Luciane Carminatti e o deputado Dirceu Dresch, membros da Comissão, se manifestaram contrários à manobra, um golpe no magistério, que reagiu imediatamente, com vaias e falas de repúdio. A sorte estava lançada, e o PLC 024 iria para votação em plenário.
Com muitas falas de apoio e defesa das emendas, de deputados/as da oposição e da base governista, que se posicionaram pelo respeito ao magistério catarinense, foram aprovadas as emendas que abonam as faltas de 17 de abril de 2012 e da mobilização do dia 10 de outubro de 2017, contra o reordenamento. Os trabalhadores que estavam sendo prejudicados pelas faltas poderão progredir na Carreira, já que as mesmas serão retiradas da ficha funcional. Também, foi aprovada emenda que regulamenta a carga horária à aposentadoria: fica valendo a carga horária dos últimos três anos.
O SINTE/SC considera uma vitória à categoria, e agradece a todas e todos que participaram da luta, da mobilização, pois, só através dela, alcançamos nossos objetivos, e seguimos sonhando com uma educação pública, de qualidade, plural e gratuita.

O Coordenador Estadual do SINTE/SC, Aldoir Kraemer, fala ao magistério da vitória de hoje, com a aprovação das emendas que abonam as faltas de 17 de abril de 2012, da greve de 2015 e da mobilização do dia 10 de outubro de 2017 contra o reordenamento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário