"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

SINTE/SC: Processo Seletivo de ACTs 2019 se transforma em caos pelo Estado

Diante do verdadeiro “caos” que tomou conta da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina, com as inúmeras irregularidades nos Processos Seletivos abertos pelos Editais 1.997/2018/SED – Educação Básica, 1.998/2018/SED - Educação Profissional e 1.999/2018/SED - Educação Indígena, o SINTE/SC participou hoje da última reunião da Comissão de Educação da ALESC e solicitou a que a casa legislativa intercedesse junto ao estado, para que mesmo acate os pedidos do SINTE, como forma de evitar maiores problemas no ato da escolha de vagas.
A entidade denunciou que o instituto AOCP, contratado pela secretaria de Educação para aplicar o referido concurso cometeu uma série de erros que influenciaram na classificação final e, portanto, comprometerão a escolha de vagas prevista para os dias 13, 14, 17 e 18/12/2018 em todo o Estado.
De acordo com o Coordenador Estadual, Aldoir Kraemer, em sua fala na comissão, o SINTE/SC vem solicitando providências emergenciais à SED desde a divulgação dos gabaritos, em 03/12/2018, ocasião em que já detectamos erros nas respostas ali apresentadas. De lá para cá, cotidianamente, aumenta significativamente o número de denúncias que vão desde o extravio de documentos até professores não habilitados em lista classificatória de habilitados. Vale ressaltar que o SINTE-SC encaminhou todas essas denúncias à SED em prazo razoável para que as providências fossem tomadas e os erros corrigidos e solicitou três procedimentos que julgamos necessários:
• O adiamento da escolha de vagas prevista para os dias 13, 14, 17 e 18/12/2018.
• A publicação da pontuação de todos os inscritos, com todos os critérios (acertos da prova específica e de conhecimento gerais, tempo de serviço e habilitações).
• Retificação do edital, dando prazo hábil para apresentação de recursos, em todas as situações.

UM DIA DE INTENSA MOBILIZAÇÃO DO SINTE
Após a ida a ALESC os integrantes da executiva se dirigiram a Secretaria de Educação para cobrar uma resposta e, em seguida, protocolou no Ministério Público um documento solicitando a interferência do órgão para que as sugestões do SINTE/SC fossem encaminhadas.
No final da tarde de hoje, 12/12, a SED nos deu retorno, afirmando que os problemas foram todos resolvidos e divulgou uma nova lista de classificação, disponível no site da AOCP (institutoaocp.org.br) e manteve as escolhas de vagas, com início da manhã do dia 13/12/2018.
O SINTE/SC não teve tempo hábil de revisar a lista e ORIENTA QUE AQUELES QUE SE SENTIREM PREJUDICADOS COM ESSA ÚLTIMA VERSÃO DA CLASSIFICAÇÃO PROCUREM O SINTE REGIONAL E ENCAMINHEM AS DENÚNCIAS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário