Diante do verdadeiro “caos” que tomou conta da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina, com as inúmeras irregularidades nos Processos Seletivos abertos pelos Editais 1.997/2018/SED – Educação Básica, 1.998/2018/SED - Educação Profissional e 1.999/2018/SED - Educação Indígena, o SINTE/SC participou hoje da última reunião da Comissão de Educação da ALESC e solicitou a que a casa legislativa intercedesse junto ao estado, para que mesmo acate os pedidos do SINTE, como forma de evitar maiores problemas no ato da escolha de vagas.
A entidade denunciou que o instituto AOCP, contratado pela secretaria de Educação para aplicar o referido concurso cometeu uma série de erros que influenciaram na classificação final e, portanto, comprometerão a escolha de vagas prevista para os dias 13, 14, 17 e 18/12/2018 em todo o Estado.
De acordo com o Coordenador Estadual, Aldoir Kraemer, em sua fala na comissão, o SINTE/SC vem solicitando providências emergenciais à SED desde a divulgação dos gabaritos, em 03/12/2018, ocasião em que já detectamos erros nas respostas ali apresentadas. De lá para cá, cotidianamente, aumenta significativamente o número de denúncias que vão desde o extravio de documentos até professores não habilitados em lista classificatória de habilitados. Vale ressaltar que o SINTE-SC encaminhou todas essas denúncias à SED em prazo razoável para que as providências fossem tomadas e os erros corrigidos e solicitou três procedimentos que julgamos necessários:
• O adiamento da escolha de vagas prevista para os dias 13, 14, 17 e 18/12/2018.
• A publicação da pontuação de todos os inscritos, com todos os critérios (acertos da prova específica e de conhecimento gerais, tempo de serviço e habilitações).
• Retificação do edital, dando prazo hábil para apresentação de recursos, em todas as situações.
UM DIA DE INTENSA MOBILIZAÇÃO DO SINTE
Após a ida a ALESC os integrantes da executiva se dirigiram a Secretaria de Educação para cobrar uma resposta e, em seguida, protocolou no Ministério Público um documento solicitando a interferência do órgão para que as sugestões do SINTE/SC fossem encaminhadas.
No final da tarde de hoje, 12/12, a SED nos deu retorno, afirmando que os problemas foram todos resolvidos e divulgou uma nova lista de classificação, disponível no site da AOCP (institutoaocp.org.br) e manteve as escolhas de vagas, com início da manhã do dia 13/12/2018.
O SINTE/SC não teve tempo hábil de revisar a lista e ORIENTA QUE AQUELES QUE SE SENTIREM PREJUDICADOS COM ESSA ÚLTIMA VERSÃO DA CLASSIFICAÇÃO PROCUREM O SINTE REGIONAL E ENCAMINHEM AS DENÚNCIAS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário