"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Processo seletivo de ACTs foi retomado em reunião entre SINTE e SED

Integrantes da Executiva Estadual do SINTE/SC estiveram na tarde de ontem, 05/12, reunidos com a Diretora de Gestão de Pessoal Avani Rodrigues e Décio Vargas do CONER, quando exigiram explicações sobre os vários problemas que estão ocorrendo no processo seletivo de ACTs para 2019/2020.

Processo seletivo ACTs
Frente aos relatos de problemas oriundos de várias regiões do Estado no processo, a direção do SINTE/SC questionou a SED sobre as provas, isso porque, o gabarito apresentou erros, também com relação a listagem de classificação onde aparecem vários casos de pessoas não habilitadas na lista de habilitados e vice e versa.
A Secretaria de Educação solicitou ao SINTE que aponte todos os casos que lhe chegar ao conhecimento, para que eles tomem providências em relação a empresa responsável pelo processo seletivo. Isso porque, até o dia 10/12, haverá a avaliação dos recursos sobre a prova e a classificação, quando a lista final será divulgada.
Os candidatos/as que se sentiram prejudicados na prova devem encaminhar email com o relato para sinte-sc@sinte-sc.org.br
Prorrogação do edital de ACTS para 2º Professor foi aprovado hoje pela ALESC
O SINTE questionou a SED sobre qual será o procedimento para a escolha de vagas dos segundos professores. A SED explicou que o processo se dará da seguinte forma: os pais que matricularam estudantes com deficiência, deverão encaminhar o pedido de 2º professor na Unidade Escolar, acompanhado de laudo até o dia 16/12. A FCEE fará a análise dos laudos e definirá qual o profissional que deverá atuar para cada caso até dia 23/01, quando a SED organizará a lista de vagas para 2º professor. A distribuição das aulas seguirá a listagem do processo seletivo de 2016.
Sobre esse ponto, o SINTE vem questionando a Fundação sobre a política equivocada aplicada a alunos com deficiências permanentes, que precisam apresentar laudos anuais para provar que necessitam de 2º professor, isso acarreta em muitos transtornos e gastos aos pais, visto que, através do SUS há uma grande demora para a realização e entrega de exames.
Projetos e Programas (Escola Ambial, EMI – Ensino Médio Integral, Projeto Mais Saber, Mais Educação e EPI)  
O Estado argumentou que não existe uma renovação para a continuidade desses projetos pelo MEC órgão responsável por repassar os recursos. Por esse motivo não abrirão o processo seletivo e vão aguardar a posse do novo governo que será responsável pela continuidade ou não desses programas.
Sobre o EMTI – Ensino Médio em Tempo Integral, este deve ter continuidade, entretanto, várias escolas não estão abrindo novas matrículas, dando assim terminalidade, pela decisão da comunidade escolar local, principalmente pela grande evasão escolar e falta de estrutura e recursos relacionados a esse projeto. Atualmente temos 30 escolas no Estado com EMTI.

LOA – Lei Orçamentária Anual 2019
A Direção do SINTE/SC questionou Décio Vargas sobre a LOA, documento que define o orçamento do Estado. Nele, consta uma redução de 10% nos recursos para a SED, apesar do orçamento anual do estado apresentar um aumento de cerca de 7% para o ano que vem. O representante do governo, na reunião, afirmou que desconhece a situação orçamentária da SED para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário