Na manhã de ontem (25/11), cerca de 40 estudantes, que ocupam escolas em Chapecó, dirigiram-se à Gerência Regional de Educação, com o intuito de ocuparem o prédio. Conforme o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Chapecó, Eduardo Mariuzza, “apresentamos nossas reivindicações, à Gerência Regional”.
A Promotora de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, Vânia Augusta Cella Piazza, foi chamada pela Gerente Regional de Educação de Chapecó, Maria de Lourdes Sebben, para auxiliar na negociação. De acordo com a Promotora de Justiça, “participei da reunião com a Gerente Regional e os estudantes, com o objetivo de garantir a segurança dos adolescentes, para evitar confrontos”.
A Gerente Regional de Educação, Maria de Lourdes Sebben, considerou muito importante, a reunião de ontem pela manhã. Segundo ela, “os estudantes relataram problemas estruturais, nas escolas, e mapeamos trabalho de recuperação”. Na próxima semana, garantiu a Gerente Regional, uma empresa de serviços será contratada, para consertar os buracos na cerca da Escola de Educação Básica Geni Comel, e a instalação de arame farpado nos fundos da Escola de Educação Básica Marechal Bormann. A partir de 10 de janeiro, adiantou Maria de Lourdes, serão realizados serviços de pintura, nas Escolas de Educação Básica Geni Comel e Marechal Bormann, juntamente com o conserto do telhado com goteiras, na Escola de Educação Básica Tancredo Neves. “Pedimos aos estudantes para que sejam fiscais, e colaborem conosco, na preservação da estrutura das escolas”, acrescentou a Gerente Regional de Educação.
Pela manhã, na Gered, foi redigida a ata da reunião, onde constam as reivindicações dos estudantes, que pedem melhorias, nas escolas públicas estaduais de Chapecó. A Gerente Regional assumiu o compromisso de encaminhar as reivindicações à Secretaria de Estado da Educação, já que algumas melhorias dependem de mais recursos. No final da reunião, ficou acertado que o presidente da UMES dialogará com as lideranças estudantis, nas escolas ocupadas, para decidirem, até a próxima sexta-feira (02/12), se permanecem, ou encerram as ocupações.
Eduardo Mariuzza |
Vânia Augusta Cella Piazza |
Maria de Lourdes Sebben |
Nenhum comentário:
Postar um comentário