Estudantes indígenas desocuparam as Escolas Indígenas de Ensino Fundamental Fen'nó, localizada no Toldo Chimbangue, e Sape-Ty-Kó, localizada na Reserva Indígena Aldeia Condá, ambas, no interior de Chapecó. O fato foi constatado ontem à tarde, quando a Secretária dos Aposentados e Assuntos Previdenciários do SINTE/SC, Alvete Pasin Bedin, e a Secretária Adjunta de Organização – Oeste -, Fabiana Foletto, estiveram nas escolas. Ambas foram, também, nas Escolas de Educação Básica Marechal Bormann, Irene Stonoga e Geni Comel, onde os estudantes mantêm ocupação.
Na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen'nó, após duas semanas de ocupação, os estudantes resolveram, em assembleia, voltar às aulas. Na Escola Indígena de Ensino Fundamental Sape-Ty-Kó, os estudantes mantiveram uma semana de ocupação. Na segunda-feira passada, decidiram, em reunião com toda a comunidade, suspender a ocupação.
Na Escola de Educação Básica Marechal Bormann, os estudantes continuam a ocupação, com palestras, debates e exibição de documentários. O mesmo acontece na Escola de Educação Básica Irene Stonoga, onde os estudantes permanecem mobilizados. Na Escola de Educação Básica Geni Comel, os estudantes denunciam que os pais deles estão recebendo telefonemas da própria escola, com ameaças de que os alunos serão reprovados, por participarem da ocupação da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário