"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 22 de setembro de 2017

(Finalmente!) Site Professor Online é adaptado para cegos e deficientes visuais

(Texto: Dafnée Canello/Assessoria de Comunicação da SED-SC)

Na busca de tornar o site mais informativo entre professores, pais e estudantes, o Professor Online, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da diretoria de Tecnologia e Inovação, adaptou a plataforma aos professores cegos e deficientes visuais.
Entre a última terça e quinta-feira, 19 e 21, o primeiro professor a ser apresentado ao sistema é Luiz Amarildo Sagaz, da EEB São Francisco, de Chapecó, um dos 246 da rede estadual de ensino que possui a necessidade e que será beneficiado. As equipes do suporte técnico Professor Online, do Núcleo de Tecnologias e da Gerência Regional de Educação estão acompanhando o processo.
A lacuna de maior dificuldade para o professor Sagaz era no momento da identificação dos alunos e o registro de presença, o que já foi ajustado devido o sistema estar todo por comando de voz e totalmente didático. “Agora é o momento de adaptação. Já percebi pontos positivos, como o acesso e com certeza irá facilitar o meu trabalho, além de eu conseguir ser mais independente a partir de agora”, conta o professor.
De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da SED, Francisco Reis Von Hertwig a proposta é tornar um sistema facilitador e prático a acessibilidade. “O primeiro contato com o professor foi mostrar as funcionalidades do sistema e integrar as adaptações para ele se familiarizar e também sugerir mudanças”, enfatiza.
A plataforma é um meio onde docentes registram notas de provas e a frequência de alunos do Estado. Todo o processo para garantir a acessibilidade da página contou com o auxílio do estagiário do Ciasc - Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina -, Gustavo Farias de Medeiros, que  testou as modificações e adaptações necessárias do sistema, facilitando os campos de informações.  
Além da novidade, a expectativa até final do ano é adaptar o site da SED e do Estudante Online acessível para os alunos e público em geral portadores da necessidade. “É mais uma oportunidade que disponibiliza informações e também reflete na qualidade da Educação de Santa Catarina, por isso trabalharemos até final do ano na adaptação dos outros meios informativos”, ressalta Hertwig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário