"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 31 de maio de 2019

CNTE: Coletivo debate o papel dos/as aposentados/as na sociedade e nas lutas

(Texto e Foto: Jordana Mercado)

As atividades do Encontro do Coletivo de Aposentados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) se encerraram hoje em Curitiba-PR.
Para a mesa de encerramento o palestrante foi o professor Hermes Leão, presidente da APP Sindicato, falando sobre o processo de envelhecimento na sociedade capitalista. Em sua apresentação fez um resgate da evolução do processo de envelhecer na sociedade ao longo da história, analisou como isso impacta a realidade que os idosos/as encaram atualmente e também abriu um debate sobre os desafios e perspectivas do envelhecimento. “O currículo escolar é o centro do debate para a emancipação da sociedade. Um currículo de convívio social mais evoluído vai refletir diretamente na qualidade de vida que queremos para nós mesmos e para deixar como legado para as próximas gerações”, avaliou Hermes.
A professora Selene Michielin, coordenadora do coletivo conduziu a avaliação coletiva do encontro, que foi muito positiva, e convocou todos e todas para se engajarem na preparação da Greve Geral, marcada pelas Centrais Sindicais e Movimentos Sociais, para o dia 14 de junho próximo. “Vamos cumprir uma tarefa importante para o sucesso da Greve Geral que é o diálogo para convencimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Parar o país nesse momento não é uma luta da nossa categoria, é uma luta de classe!”, concluiu.
Outra avaliação recorrente dos participantes é a necessidade de continuar trabalhando pela criação de políticas públicas para os idosos, especialmente mulheres, que são a ampla maioria da categoria e da população. No mais, fica reafirmada a disposição do coletivo expressa no tema do encontro: “Aposentados/as sim, inativos/as nunca, na luta sempre!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário