(Leia o Edital, no final da nota do SINTE/SC)
A Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE publicou ontem, 27, edital para o processo seletivo de ACTS 2019/20. Analisando o documento o SINTE apontou algumas questões, em especial a retirada da disciplina de informática educativa, que segue a linha da Secretaria de Educação, que retirou os profissionais das salas informatizadas da rede pública, estas que hoje se encontram fechadas, ociosas e cheias de equipamentos velhos, mas que poderiam estar sendo utilizadas para a aprendizagem.
De acordo com o Coordenador Estadual do SINTE, Aldoir Kraemer, que fez contato com a FCEE, a entidade justifica que não irá abrir vagas para professores/as da informática educativa, pois não há amparo legal. Entretanto, se não há amparo, como eram contratados esses profissionais até os dias de hoje?
O SINTE/SC entende que tal decisão é mais um passo do retrocesso que vem atingindo a educação pública catarinense, que prejudica estudantes, agora também na educação especial, bem como, os trabalhadores que já atuavam há anos no setor que ficarão desempregados, assim como, os do ensino regular, deixando um lacuna nas escolas, perdendo um importante espaço de educação e inclusão digital.
Outro ponto complicado no edital é a data para o início das inscrições. Apesar de ter sido publicado na página da FCEE dia 27, a previsão é de que a abertura das inscrições aconteça só em 30 de outubro, um prazo ainda bem distante. Esse assunto também foi relatado pelo Coordenador ao setor jurídico da Fundação, que não soube responder se ocorreu algum tipo de erro de digitação, e ficou de apurar a situação e repassar oficialmente ao SINTE o que está acontecendo.
Aldoir afirmou que o SINTE está analisando todo o documento, e a exemplo do Edital dos ACTs do ensino regular, deverá encaminhar denúncia ao Ministério Público sobre mais esse descaso e prejuízo aos estudantes catarinenses.
Leia a íntegra do Edital da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário