"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



segunda-feira, 28 de maio de 2018

CNTE: Desafios para o financiamento da educação pública

Neste domingo (27), o GT de Financiamento da CNTE esteve reunido em Belo Horizonte-MG. O grupo permaneceu na capital mineira, após o encerramento da CONAPE, para participar de uma oficina ministrada pelo doutor Sérgio Roberto Gomes da Souza da Universidade Federal do Acre, sobre Financiamento e Plano de Carreira e Remuneração com acesso aos recursos oriundos de impostos a serem aplicados na educação, considerando os recursos dos 25% constitucionais, incluindo os recursos FUNDEB, fundo de financiamento e valorização dos profissionais da Educação Básica.
Gilmar Soares, Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, considera fundamental que a entidade tenha esse olhar mais aprofundado sobre o tema. “Temos que capacitar nossas bases e avançar do ponto de vista das redes, possibilitando acesso ao conhecimento sobre financiamento e carreira, para que os dirigentes sindicais possam ganhar capilaridade e assim construir carreiras dignas de valorização profissional nos vários estados e municípios”, avalia.
Para o presidente da CNTE, Heleno Araújo, o grande desafio nestes tempos de políticas golpistas que visam retirar recursos da educação é “construir, a partir dos sistemas, a garantia de carreiras com base na compreensão correta da arrecadação e na necessidade de aplicação dos recursos para assegurar o piso salarial dos profissionais aplicado à carreira”, afirma.
A atividade continua nesta segunda-feira (28), e no próximo CNE o grupo dará informes sobre os futuros desdobramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário