"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nota do SINTE a Imprensa, Magistério e Sociedade

 
 
            O SINTE/SC vem através dessa nota, tornar público a postura do Governo nas negociações com os trabalhadores da educação de Santa Catarina. Desde o início, com a suspensão da greve, o SINTE adotou uma posição de seriedade frente às mesas de negociações com o CONER, enquanto que o Estado usou da “enrolação” para ganhar tempo e distrair a categoria. Nesse meio tempo, o Grupo Gestor do Governo planejava e aprovava a Resolução 008/2012, que dispõe sobre a contenção de despesas do Estado.
 
          É claro que a educação não ficaria de fora destes cortes, inclusive sendo tratada como principal responsável pelos altos gastos do Governo, pois segundo o governo foram obrigados a fazer o reajuste do Piso Nacional. Mas que reajuste? Se até agora o SINTE espera a proposta do Governo dos 22% para todos e na carreira do magistério. O Governo apresenta esta resolução em meio a contradições, anuncia investimentos bilionários em todo o Estado e, ao mesmo tempo, corta direitos históricos conquistados pelos trabalhadores.
 
           Os professores/as estão sendo tratadas com total desrespeito por parte desse Governo com relação ao corte das licenças-prêmio. Tomar essas medidas após as licenças terem sido concedidas, chamar ACTs para depois voltar atrás cancelando as licenças e pela pressão da categoria conceder apenas 30 dias, é falta de consideração com esses profissionais. Da mesma forma é o tratamento dado ao efetivo. A posição do SINTE é pela revisão da resolução 008/2012.
 
        Queremos também que o Governo cumpra o que prometeu em relação a devolução dos descontos na folha de pagamento dos grevistas e deposite imediatamente os valores devidos, pois já foi informado que a grande maioria dos professores repuseram todas as faltas.
 
       Com relação à descompactação da tabela e o pagamento do reajuste do Piso Nacional para todos, o SINTE afirma que continua esperando a proposta do Governo, que insiste em cancelar reuniões e não apresentar sua posição, para que os trabalhadores possam avaliar em assembleia e deliberar sobre a mesma.
 
 
Contatos:
Alvete Pasin Bedin – Coordenadora Estadual SINTE/SC
(49)9126-1380 (48)9177-3304
Janete Silva – Vice-Coordenadora Estadual do SINTE/SC
(48)9931-1960 (48)9178-9477
Anna Julia Rodrigues – Secretária Geral SINTE/SC

Um comentário:

  1. Olá SINTE Laguna.
    Sou da regional de Jaraguá do Sul, e sinto-me lesado por não terem aberto vagas, inclusive para as salas de informatica (técnicos da sala informatizada), nem mesmo para assistentes de educação foram abertas vagas, dentre outras áreas da educação (exemplo SAEDE, etc).
    O sinte poderia intervir e pedir para que estas vagas que não foram abertam ainda sejam abertar numa retificação do edital, ou até mesmo num 2º edital publicado daqui a alguns dias?
    Aguardo uma resposta.
    Um abraço a todos os professores, pois estes são os verdadeiros guerreiros da educação!!

    ResponderExcluir