"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 14 de junho de 2019

Juramento do lamento - Poema de Rodrigo Blume

Durante as manifestações da Greve Geral, no município catarinense de São Carlos, o estudante do 7º período de História da UFFS Rodrigo Blume, representante da UNE (União Nacional dos Estudantes apresentou poema de autoria dele:

Juramento do lamento - Poema de Rodrigo Blume

Dentro de mim há um fogo que queima.
Em minhas veias circula a selva,
Que bombeia a centelha da revolução,
Que enche meu coração
De raiva e indignação,
Ao ver o professor sendo tratado como inimigo da nação,
Desprezado pelos mesmos que dão à palavra ‘balbúrdia’, ou ressignificação.

Juro que luto porque, mesmo nesses dias escuros,
Hei de segurar a mão
De quem passa pela mesma situação,
E compartilha da minha opinião.

Se cortes vierem na educação,
Que escolha tenho eu, senão a paralisação?
Diante da sabotagem da razão,
Ao governo, hei de dizer: NÃO!
Devo eu, então, lutar pela educação: SIM!
E, assim, o pensamento se transforma em ação,
Pois acredito que só a rosa vence o canhão.
Porque a educação é a única opção para que
A nação construa algo realmente bom.

Então, eis que escuto mais mentiras e enganação
De um governo que busca a alienação.
E o governo repete mais de uma vez:
“Farei cortes na educação!”
E o repete outra vez,
Mas agora segurando um chocolate pra vocês!
Como estudante que sou, não posso deixar a inércia tomar o povo,
Devo seguir lutando,
Pois inércia é como um corvo,
Um sinal de mau agouro, e juro que, se o governo sair ganhando,
Tornará em coro, o meu lamento,
Criando, a meu descontentamento,
O meu lamento em lamento de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário