"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 27 de abril de 2018

SINTE se reúne com SED para tratar do edital dos ACTs 2018/19

O SINTE/SC esteve ontem, 26, reunido na Secretaria de Educação, com a Gerência de Pessoal, discutindo o Edital para o processo seletivo de ACT para o ano de 2018 e 2019 e fez algumas propostas para adequação do mesmo, entre as quais, podemos destacar a questão da reclassificação ou enquadramento dos Professores que encaminharem a sua nova habilitação até dezembro de 2019, para que possam fazer a escolha de suas aulas na sua disciplina habilitada, e na lista dos professores habilitados.
Outra proposição é para que a SED permita que o professor/candidato, possa se inscrever em até duas gerências e tenha assim condições de ter o maior número de aulas disponíveis na sua área. Também foi exigido pela entidade que essas vagas sejam divulgadas com até 48 horas de antecedência com relação à escolha, sendo assim, o professor poderá optar por ir ou não na chamada de determinada disciplina.
O edital também deverá considerar os não habilitados a partir da segunda fase de graduação, e isso deverá ser readequado também a chamada pública, sendo que o candidato poderá se inscrever para o processo seletivo em até duas áreas e duas disciplinas por área, pois irá facilitar a escolha de aulas numa mesma Unidade Escolar.
Com relação ao PCD - Professores com Deficiência, o edital deverá esclarecer o procedimento para que não ocorra problemas na hora da escolha e não fiquem a critério das gerências.
Outra exigência do SINTE é que não seja limitado o número de aulas por turno, desde que haja compatibilidade de horários, pois em algumas GEREDs os ACTs estão sendo proibidos de trabalhar em mais que 16 aulas por turno.
Para que ocorra uma maior transparência na escolha das vagas todas deverão passar pela escolha na GERED, seguindo a listagem de classificação onde o professor poderá optar em até três escolas.
Em alguns pontos levantados na primeira discussão para adequação do novo edital para 2019 e 20, a SED se afirmou que vai consultar o jurídico para que possa ter embasamento nas alterações, em outros, irá fazer o debate com o setor de Tecnologia para que possam adequar algumas mudanças reivindicadas no sistema.
Por fim, a Secretaria se comprometeu em conversar com o setor de ensino, e enviar uma minuta do edital mais preciso para o SINTE, que irá fazer uma nova avaliação e uma nova reunião com a SED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário