No dia 02/03/2012 realizou-se a Assembleia Regional do SINTE, Regional de Palmitos, com a participação de professores dos municípios de Palmitos, São Carlos, Águas de Chapecó, Riqueza, Mondaí, Caibi e Cunha Porã.
Na oportunidade debateu-se sobre a seguinte pauta:
Encaminhamentos:
Fizeram uso da palavra membros representantes das municipais que expuseram suas dúvidas, angustias e perspectivas. No geral as preocupações são as mesmas:
· Falta de professores nas escolas;
· Calendário que veio pronto da SED sem nenhuma discussão com as escolas;
· Dias de folgas, sábados e hora atividade de 60 minutos cobrados pela normativa Nº 010;
· Falta de profissionais da saúde que atendam pelo plano SC Saúde;
· A impossibilidade do Professor ACT optar pela troca de escola ou carga horária após a escolha, fazendo com que professores habilitados têm de trabalhar em outros municípios e muitas vezes nos seus municípios abrem vagas (posteriores segunda chamada e chamada pública) na sua habilitação e quem as ocupa são professores não habilitados ou habilitados em outras disciplinas.
· Profissionais contratados pela fundação que ainda não haviam recebido;
· Distorção da função do Diretor que ao invés de serem gestores das escolas se tornaram fiscais dos professores;
· A cobrança de que os professores do ensino fundamental- séries iniciais devem acompanhar as aulas de Artes e Educação Física não podendo utilizar estes períodos para planejamento.
· Falta de preocupação com o ensino por parte dos gestores.
· A não consideração de dia letivo em caso de jogos inter-series, Conselhos de Classe e reuniões de planejamento contradizendo a lei Nº170.
· Web Conferência foi uma VERGONHA MUNDIAL...
Após as falas dos professores a Coordenadora Estadual Alvete fez uma anlise da conjuntura expondo como está à situação de todo o estado, reafirmou que a pauta de lutas continua conforme as reivindicações do ano de 2011 dando ênfase aos pontos como:
· Concurso público;
· Reajuste de 22,22%
· Descompactação da tabela salarial, entre outras.
A coordenadora estadual esclareceu as dúvidas dos participantes e salientou que o jurídico do SINTE está tomando todas as providências para resolver as questões que não puderam ser resolvidas na política. Falou ainda sobre a paralisação nacional e salientou a importância de fazermos uma grande mobilização na assembleia do dia quinze.
Foram ainda substituídos dois membros da coordenação regional, professor Martin Kruger – diretor de divulgação e imprensa que se transferiu para outra regional e da professora Silvani Morgenstern di Domenico – diretora de Assuntos jurídicos e trabalhistas, que pediu para se afastar da coordenação regional por motivos pessoais. Neste ato foram eleitos seus substitutos para DIRETORA DE FORMAÇÃO E IMPRENSA – PROFESSORA ZENAIDE INÊS SCHMITZ do município de São Carlos e DIRETORA DE ASSUNTOS JURIDICOS E TRABALHISTAS PROFESSORA MARCIA FERRARI HENNIG do município de Palmitos.
ENCAMINHAMENTOS
· Que no dia 14/03 os professores façam aula especial e diferenciada, esclarecendo os alunos da situação.
· Dia 15/03 participação massiva na assembléia estadual;
· Os professores das escolas que não oferecem condições para hora atividade, conforme lei Nº 170 art 68 inciso V e VI, farão uma declaração esclarecendo a falta de condições e entregarão na GERED de Palmitos,
· Que as escolas que estão sem professores deverão ser denunciadas ao SINTE Estadual;
· Envolver o Conselho deliberativo para questionar e redefinir calendário;
· Sugestão para que o SINTE Estadual encaminhe um abaixo assinado denunciando as irregularidades da normativa Nº 010;
· Ocupar programas de rádio para fazer debates com professores com intuito de esclarecer a população da situação da educação no estado de SC.
Quanto à possibilidade de uma GREVE a posição da regional de Palmitos é a de que se o governo não tiver uma proposta favorável a categoria FAREMOS GREVE.