"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quarta-feira, 10 de março de 2021

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR DA REGIONAL DE PALMITOS

 

A Coordenação Regional do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Palmitos vem, por meio desta, denunciar o desrespeito com a vida que o governo do Estado tem manifestado, mantendo aulas presenciais, quando a pandemia de Covid-19 superlota leitos de UTI, ceifando uma vida, a cada 18 minutos, em Santa Catarina.

Nós, do SINTE Regional de Palmitos, insistimos na defesa da saúde e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, estudantes e familiares! Aulas presenciais, só com vacina! Lamentamos a teimosia do governo, que, apesar da contaminação por Covid-19 que tem ocorrido em diversas unidades escolares de todas as regiões do Estado, finge não enxergar o contágio e as mortes, em negacionismo incabível. Não podemos ser coniventes com a atitude do governo, que coloca em risco a vida de toda a comunidade escolar catarinense.

Por isso, o SINTE Regional de Palmitos, representante legítimo de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, pede o apoio de pais e estudantes, nessa luta para mantermos somente as aulas online, como ocorreu em 2020, a partir do crescimento da pandemia. O apoio de toda a comunidade escolar é pela saúde e pela vida, diante do caos sanitário em que todos nos encontramos nesta pandemia assustadora, que, só em Santa Catarina, já ceifou mais de oito mil vidas.

Convidamos pais e estudantes a refletirem sobre o que mais importa, neste momento de insegurança, medo e perda. Certamente, nenhum, nenhuma de nós quer sofrer a dor da contaminação por Covid-19 em família. Precisamos nos prevenir, antes mesmo de pensarmos na superlotação de UTIs em Santa Catarina. Se existe possibilidade (real) de aulas online, não há motivo para mantermos aulas presenciais. Até porque as aulas presenciais ocorrem de forma híbrida, ou seja, estudantes se revezam em sala de aula (semana sim, semana não), enquanto professoras e professores não se revezam, sofrendo mais riscos de contaminação, diariamente.

Chamamos toda a comunidade escolar, para que reveja valores e prioridades. Não há sistema econômico, sem vida. Não há educação, sem vida. Não merecemos, todos nós - trabalhadores e trabalhadoras em educação, estudantes e familiares , o risco de perdermos saúde e vida, por causa de um governo que resolve desafiar a pandemia de Covid19, reabrindo as escolas. Para piorar, o governo ainda exige que mães e pais assinem “termo de responsabilidade”, ao encaminhar os filhos às aulas presenciais, na tentativa de eximir-se da responsabilidade imputada ao Estado, na Constituição da República Federativa do Brasil (art. 196).

SINTE REGIONAL PALMITOS: AULAS PRESENCIAIS,

SÓ COM VACINA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário